Nacional
Veja as exigências para velórios em meio ao novo coronavírus
Compartilhe:
Uma das principais mudanças que ocorreram em meio à pandemia do novo coronavírus foi a forma de se despedir de entes queridos.
A enxurrada de mortes por Covid-19 – já são mais de 1,5 mil – e a facilidade de contágio incentivaram autoridades a exigir algumas medidas ao enterrar familiares. O objetivo é não transformar um momento já extremamente doloroso, em que se vela alguém querido, em um risco de contágio.
Em cartilha, o Ministério da Saúde informou que não recomenda velórios e funerais de pacientes confirmados, ou mesmo suspeitos, da Covid-19.
Mas caso isso aconteça, é preciso que familiares e amigos tomem algumas medidas para se prevenir de possíveis infecções. Acesse a íntegra do documento aqui.
É o caso de manter o caixão fechado durante toda a cerimônia. Ou evitar a presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.
Além disso, a pasta aponta que é necessário conter aglomerações: a recomendação é de que o enterro ocorra com, no máximo, 10 pessoas.
METROPOLES